segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Arquitetura em Container

Novas técnicas e materiais têm surgido a cada dia na Arquitetura Contemporânea, novas idéias que buscam os mais diversos focos desde o barateamento de custo, melhoria do conforto e por fim o maior foco do momento, a sustentabilidade.
Dentro deste quadro é que surgiu a ARQUITETURA EM CONTAINER. Moda ou não, ela se apresenta com força e personalidade no cenário arquitetônico atual. Tem como pontos de partida valores socialmente corretos, além de aceitar sem medo o paradigma de projetar e construir quase exclusivamente linhas ortogonais, ou seja, criando ambientes dentro de "caixas".
O Container é, primordialmente, uma caixa, construída em aço, alumínio ou fibra, criada para o transporte de mercadorias e suficientemente forte para resistir ao uso constante. É identificado com marcas do proprietário e local de registro, número, tamanho, tipo, bem como definição de espaço e peso máximo que pode comportar.
Com o comércio internacional e a globalização, o número de contêineres utilizados pelas empresas de transporte marítimo é cada vez maior. Não se sabe ao certo onde iniciou o conceito de reaproveitar contêineres como residências modulares, mas já existem muitos projetos deste tipo, especialmente nos Estados Unidos, Japão e alguns países da Europa.


Disponível em: <http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2009-2/container/index.htm> Acesso em: 18/08/2014 às 21:16 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário